A abertura e a pavimentação de rodovias em zonas rurais e regiões afastadas dos centros urbanos, por um lado, possibilita melhor acesso e maior integração entre as comunidades, contribuindo com o desenvolvimento social e urbano de populações isoladas. Por outro lado, a construção de rodovias pode trazer impactos indesejáveis ao meio ambiente, visto que a abertura de estradas pode resultar na fragmentação de habitats, comprometendo o fluxo gênico e as interações entre espécies silvestres, além de prejudicar o fluxo natural de rios e riachos, possibilitar o ingresso de espécies exóticas em ambientes naturais e aumentar a pressão antrópica sobre os ecossistemas nativos.
BARBOSA, N. P. U.; FERNANDES, G. W. A destruição do jardim. Scientific American Brasil. Ano 7, número 80, dez. 2008 (adaptado).
O paradoxo entre o desenvolvimento para sobrevivência humana e os impactos ambientais que isso gera é sempre presente no ENEM. Muitas comunidades isoladas precisam de acesso a pavimentação para facilitar o acesso a saúde, ao comércio, e até mesmo para solucionar emergências. Ao mesmo tempo, as rodovias cortando biomas matam muitos animais e muitas vezes impedem a troca gênica, contribuindo para o processo de especiação, onde não é mais possível haver troca gênica em longo prazo. Nesse caso, deve-se buscar a alternativa mais conciliadora entre tais interesses, que vise sempre um planejamento adequado de menor impacto.