Questão 30 da prova amarelo do primeiro dia do Enem 2009
Considere um equipamento capaz de emitir radiação eletromagnética com comprimento de onda bem menor que a da radiação ultravioleta. Suponha que a radiação emitida por esse equipamento foi apontada para um tipo específico de filme fotográfico e entre o equipamento e o filme foi posicionado o pescoço de um indivíduo. Quanto mais exposto à radiação, mais escuro se torna o filme após a revelação. Após acionar o equipamento e revelar o filme, evidenciou-se a imagem mostrada na figura abaixo.
Dentre os fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e os átomos do indivíduo que permitem a obtenção desta imagem inclui-se a
- absorção da radiação eletromagnética e a consequente ionização dos átomos de cálcio, que se transformam em átomos de fósforo.
- maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de cálcio que por outros tipos de átomos.
- maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de carbono que por átomos de cálcio.
- maior refração ao atravessar os átomos de carbono que os átomos de cálcio.
- maior ionização de moléculas de água que de átomos de carbono.
Gabarito da questão
Opção B
Assunto
Ondas
Radiação
Comentário da questão
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
A produção de imagens com fonte de Raio-X é feita colocando o objeto (no caso da questão, o pescoço) entre um filme e a fonte de radiação. Ao ligar o equipamento, feixes são incididos no objeto e no filme. A parte em preto da imagem representa a parte em que houve a incidência da radiação no filme. A parte em branco representa a parte em que não houve a incidência da radiação no filme, por que o feixe foi absorvido pelo objeto que estava no caminho. Ou seja, na produção de imagens em clinicas medicas, o corpo humano absorve a radiação da maquina e essa pode ser observada no filme, produzindo a imagem.