Em solução, os ânions do sabão podem hidrolisar a água e, desse modo, formar o ácido carboxílico correspondente. Por exemplo, para o estearato de sódio, é estabelecido o seguinte equilíbrio:
Questão da prova branco do primeiro dia do Enem 2009
Sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante processos de lavagem, a remoção de substâncias de baixa solubilidade em água, por exemplo, óleos e gorduras. A figura a seguir representa a estrutura de uma molécula de sabão.
Uma vez que o ácido carboxílico formado é pouco solúvel em água e menos eficiente na remoção de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilíbrio acima seja deslocado para a direita.
Com base nas informações do texto, é correto concluir que os sabões atuam de maneira:
- mais eficiente em pH básico.
- mais eficiente em pH ácido.
- mais eficiente em pH neutro.
- eficiente em qualquer faixa de pH.
- mais eficiente em pH ácido ou neutro.
Gabarito da questão
Opção A
Assunto
pH
Polaridade de Moléculas
Comentário da questão
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
Para uma boa remoção de gorduras é necessário que parte da molécula seja lipofílica e a outra hidrofílica, logo devemos fazer com que o equilíbrio se desloque para a esquerda, pois como diz no enunciado, o ácido carboxílico é menos eficiente na remoção de gorduras, logo, o equilíbrio se deslocando para a direita o meio ficará básico, sendo assim mais eficiência em pH mais altos, meio básico.