Questão 47 da prova cinza do primeiro dia do Enem 2010

Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

  1. A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.
  2. Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
  3. A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
  4. A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.
  5. Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

50 48 46

Assunto

Calorimetria

Comentário da questão

Durante o processo de ebulição, a água recebe calor, chamado de calor latente, enquanto sua temperatura permanece constante. Isso deixa claro a falha no modelo, demonstrando que existem situações onde não se pode relacionar quantidade de calor a temperatura.

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