Questão 47 da prova cinza do primeiro dia do Enem 2010
Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.
Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
- A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.
- Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
- A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
- A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.
- Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.
Gabarito da questão
Opção A
Assunto
Calorimetria
Comentário da questão
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
Durante o processo de ebulição, a água recebe calor, chamado de calor latente, enquanto sua temperatura permanece constante. Isso deixa claro a falha no modelo, demonstrando que existem situações onde não se pode relacionar quantidade de calor a temperatura.