Questão 101 da prova azul do segundo dia do Enem 2010

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é
- influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
- definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
- defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
- facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas
- questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.
Gabarito da questão
Opção A
Assunto
Gêneros Textuais
Comentário da questão
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
Os textos publicitários, em geral, dialogam com o interlocutor e visam persuadir seu público-alvo. No anúncio em questão, há um caráter apelativo que incita ao consumo.