Questão 102 da prova rosa do segundo dia do Enem 2010

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

  1. influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
  2. definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
  3. defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
  4. facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas
  5. questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

101 100 101

Assunto

Gêneros Textuais

Comentário da questão

Os textos publicitários, em geral, dialogam com o interlocutor e visam persuadir seu público-alvo. No anúncio em questão, há um caráter apelativo que incita ao consumo.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)