Análise da proposta de redação do ano de 2010.

Equipe Descomplica
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O tema faz referência à ideia de trabalho construindo a dignidade do homem, ou seja, relaciona uma informação à outra e questiona, de certa forma, os tipos de trabalho existentes na sociedade e se eles, de fato, constroem um homem considerado digno. Os textos de apoio darão o direcionamento necessário a essa questão.

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Análise das Referências

Texto I

O texto 1 discute uma questão que precisa ser levada em consideração: a assinatura da Lei Áurea não significou, exatamente, o fim do trabalho escravo. Na verdade, pôs fim, apenas, à legalidade do ato de escravizar – e, agora, a sociedade esconde as práticas criminosas de se colocar o indivíduo em condições de trabalho inimagináveis. Dessa forma, o texto abre os olhos do aluno para a discussão sobre a dignidade com relação a esse problema: o indivíduo escravizado é considerado digno por quem o “emprega”?

Texto II

O texto 2, tanto em sua parte verbal quanto na não-verbal, destaca as mudanças na forma de se trabalhar, hoje – até de forma estereotipada, a fim de provocar mais o leitor. De certa maneira, trata as novas possibilidades de trabalho de forma otimista, abrindo espaço para uma argumentação dialética por parte do candidato – levando em consideração as ideias do texto anterior. A fórmula da imagem, por sua vez, dá espaço a um novo tipo de trabalhador, com consciência ambiental e em busca de inovações – o que também pode ser aproveitado na redação.

Análise Geral

O tema abre espaço, então, para uma discussão sobre as diferentes formas de trabalho e o que se espera do indivíduo trabalhador no século XXI. Trabalha, também, as relações existentes hoje e como isso afeta a dignidade do homem, construída, para muito, nessas relações trabalhistas. É importante destacar, principalmente, esse elo e suas consequências.

Sugestão de Teses

Como sugestão de tese, pode-se, exatamente, confrontar as visões do texto 1 e do texto 2: apesar de o homem ser parte de uma nova maneira de se trabalhar – com preocupação ambiental, fuga de estereótipos e inovações -, há, ainda, esforços para que se mantenham as relações de outros tempos – como na escravidão -, o que precisa ser discutido, fiscalizado e resolvido. Dessa maneira, como em um raciocínio dialético (com choque de ideias e, logo depois, a resolução do impasse), o aluno pode discutir esses dois opostos e achar um caminho mais central – defendendo, por exemplo, que se discuta e resolva a problemática do trabalho escravo, hoje, a fim de que as relações trabalhistas sejam, apenas, uma maneira de elevar o homem, e não de torná-lo menor.

Conclusão

Deve-se atentar, então, para todas as informações dos textos. É comum que, em uma proposta como as do ENEM, o aluno direcione seu raciocínio para as questões negativas do tema. Porém, nessa temática, é importante destacar, também, a parte positiva – principalmente depois de os textos de apoio terem levantado essa questão. É um trabalho de dialética, então – ou de contra-argumentação -, levando em consideração as ideias adquiridas pelo aluno ao longo do Ensino Médio – como contextualizações históricas, que podem ser interessantes nessa proposta.