Questão 122 da prova cinza do segundo dia do Enem 2011 Segunda Aplicação

O texto publicitário tem como objetivo principal o convencimento do seu público leitor e, para alcançar esse objetivo, utiliza diferentes tipos de linguagem. Na peça publicitária, que foi divulgada na ocasião da aprovação da Lei Seca, os elementos verbais e não verbais foram usados a fim de levar a população a

  1. reduzir gradativamente a ingestão de álcool antes de dirigir.
  2. associar o consumo de bebidas à ideia de morte na juventude.
  3. prevenir-se quanto aos efeitos do álcool no organismo humano.
  4. incompatibilizar as bebidas alcoólicas com a direção de automóveis.
  5. reconhecer que tipo de bebida alcoólica deve ser evitada no trânsito.

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

Comentário da questão

O texto publicitário em questão associa o gelado da cerveja ao gelado de um cadáver, demonstrando que a ingestão de bebidas alcoólicas é sempre perigosa e incompatível com a direção. Por isso, a alternativa correta é a letra D.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)