Questão 77 da prova rosa do primeiro dia do Enem 2011
Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.
Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam
- facilidade em digerir todas as plantas desses locais.
- interação com as plantas hospedeiras da família Apocinaceae.
- adaptação para se alimentar de todas as plantas desses locais.
- voracidade indiscriminada por todas as plantas existentes nesses locais.
- especificidade pelas plantas da família Solanaceae existentes nesses locais.
Gabarito da questão
Opção E
Assunto
Ecologia
Relações Ecológicas
Por senso comum, acredita-se que lagartas são animais generalistas, se alimentando de qualquer tipo de planta. No entanto, essa crença é contestada por pesquisas que mostram que esses animais se alimentam apenas de Solanaceae na região, tendo em vista que sua outra fonte de alimento, da Família Apocynaceae, é escassa.