Questão 101 da prova rosa do segundo dia do Enem 2011

Disponível em: www.ccsp.com.br. Acesso em: 26 jul. 2010 (adaptado).

O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor

  1. a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.
  2. a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.
  3. a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.
  4. o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.
  5. a percepção do sentido literal da expressão “noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”.

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

100 102 98

Assunto

Gêneros Textuais

Comentário da questão

Para compreender o anúncio publicitário, é preciso lembrar da expressão popular “Quem é vivo sempre aparece”, pois o texto faz um trocadilho, substituindo o termo “vivo” por “morto”, uma vez que a atração que se deseja vender é a “Noites de Terror” e o parque de diversões deseja fazer um evento que aluda a monstros e figuras míticas para o divertimento de seu público.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)