Análise da proposta de redação do ano de 2011.
O tema do ENEM de 2011 é o último, até agora, a falar de maneira universal de um assunto. Não especifica, então, a questão brasileira, o que precisa ser levado em consideração. Há, porém, uma palavra que merece destaque: limites. O aluno precisa discutir essas limitações – se existem, se estão mais fracas, etc., e os textos de apoio dão um bom direcionamento como relação a isso.
Análise das Referências
O texto 1 fala sobre o acesso gratuito à internet. Fala, portanto, da transformação do privado em público – aqui, porém, de forma positiva. Discute-se, então, a democratização do acesso à internet e a vantagem de se pensar em uma navegação para todos. É possível discutir, também, por meio desse texto, a importância de se manter o que é privado, mesmo com o ato de tornar público o acesso – evitando certa exposição exagerada.
Por falar em ponderação do que se publica, é importante destacar a perda dos limites, em certos momentos, entre o que é público e o que é privado, na internet. E o texto 2 discute isso. A sociedade de exposição exagerada é real e é importante entender melhor as causas disso. De certa maneira, perceber por que os jovens estão mais conectados – o que é destacado pelo texto – é uma maneira de interpretar essa questão.
Sociedade de Controle é uma expressão formulada pelo filósofo Gilles Deleuze. Ela, de certa maneira, define um meio de monitoramento contínuo, controle de dados, de informações, exercido de maneira quase invisível – como na tirinha, por meio de câmeras. Consequentemente, o que se posta é visto, controlado, se perde na internet, o que confirma a necessidade de se ponderar as postagens – ideia apontada no texto 2.
Análise Geral
De maneira geral, é necessário pensar diretamente na questão das limitações: há limites entre o que é público e o que é privado, hoje? Consequentemente, há pontos positivos e negativos a se discutir? Além disso, deve-se destacar que o tema não especifica a questão brasileira, ou seja, é importante que o candidato fale da temática de forma mais universal, atingindo, inclusive, outros países – na Primavera Árabe, por exemplo, discutiu-se a necessidade de tornar públicos os problemas vividos pelas sociedades, a fim de se resolver o que acontecia.
Sugestão de Teses
Há, aqui, três sugestões de tese:
1. Há limites entre o público e o privado e eles estão sendo respeitados: Ainda que seja distante do que os alunos normalmente fariam, é possível dizer que os limites estão sendo respeitados, desde que haja argumentos que defendam essa ideia de maneira consistente. O candidato pode, por exemplo, falar sobre a conscientização recente com relação ao que se posta – nos últimos tempos, muitos pesquisadores têm falado sobre a diminuição no número de postagens com informações muito privadas.
2. Há limites entre o público e o privado e eles estão sendo totalmente despeitados: É possível, também, defender essa ideia, falando, por exemplo, sobre o vazamento de fotos muito particulares, aplicativos como o Secret (que foi descontinuado há pouco tempo), o crescimento cada vez maior de apps como o Facebook, o Instagram e o Snapchat.
3. Há limites entre o público e o privado e a sociedade até consegue respeitá-los, mas não como deveria: Aqui, pode-se discutir a presença desses limites e o respeito a essas regras – levando em consideração, por exemplo, as questões da sugestão 1 -, porém destacando os vazamentos e problemas da sugestão 2.
Conclusão
Há, então, uma necessidade de se discutir a sociedade de exposição exagerada em que vivemos, hoje, e se isso é realmente problemático para o indivíduo do século XXI – que, teoricamente, já está habituado a viver assim. Sugestões como os episódios de Black Mirror podem gerar boas contextualizações – além de, por exemplo, o filme “Her”, com Joaquin Phoenix.