Questão 116 da prova cinza do segundo dia do Enem 2012 Segunda Aplicação

Essa peça publicitária foi construída relacionando elementos verbais e não verbais. Considerando-se as estratégias argumentativas utilizadas pelo seu autor, percebe-se que a linguagem verbal explora, predominantemente, a função apelativa da linguagem, pois

  1. imprime no texto a posição pessoal do autor em relação ao lugar descrito, objeto da propaganda.
  2. utiliza o artifício das repetições para manter a atenção do leitor, potencial consumidor de seu produto.
  3. mantém o foco do texto no leitor, pelo emprego repetido de “você”, marca de interlocução.
  4. veicula informações sobre as características físicas do lugar, balneário com grande potencial turístico.
  5. estabelece uma comparação entre a paisagem e uma pintura, artifício geralmente eficaz em propagandas.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

Comentário da questão

A função apelativa tem como principal característica o foco no interlocutor; na peça publicitária em questão, a intenção comunicativa visa estimular e/ou convencer o leitor sobre a necessidade de viajar e conhecer outras regiões praianas do país. O diálogo com o interlocutor é marcado pelo uso de verbos no imperativo e o uso do pronome “você”.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)