Questão 116 da prova cinza do segundo dia do Enem 2012 Segunda Aplicação
Essa peça publicitária foi construída relacionando elementos verbais e não verbais. Considerando-se as estratégias argumentativas utilizadas pelo seu autor, percebe-se que a linguagem verbal explora, predominantemente, a função apelativa da linguagem, pois
- imprime no texto a posição pessoal do autor em relação ao lugar descrito, objeto da propaganda.
- utiliza o artifício das repetições para manter a atenção do leitor, potencial consumidor de seu produto.
- mantém o foco do texto no leitor, pelo emprego repetido de “você”, marca de interlocução.
- veicula informações sobre as características físicas do lugar, balneário com grande potencial turístico.
- estabelece uma comparação entre a paisagem e uma pintura, artifício geralmente eficaz em propagandas.
Gabarito da questão
Opção C
Questões correspondentes
Comentário da questão
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
A função apelativa tem como principal característica o foco no interlocutor; na peça publicitária em questão, a intenção comunicativa visa estimular e/ou convencer o leitor sobre a necessidade de viajar e conhecer outras regiões praianas do país. O diálogo com o interlocutor é marcado pelo uso de verbos no imperativo e o uso do pronome “você”.