Questão 134 da prova rosa do segundo dia do Enem 2012

A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à ampliação do domínio de ter na área semântica de “posse”, no final da fase arcaica. Mattos e Silva (2001:136) analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a emergência de ter existencial, tomando por base a obra pedagógica de João de Barros. Em textos escritos nos anos quarenta e cinquenta do século XVI, encontram-se evidências, embora raras, tanto de ter “existencial”, não mencionado pelos clássicos estudos de sintaxe histórica, quanto de haver como verbo existencial com concordância, lembrado por Ivo Castro, e anotado como “novidade” no século XVIII por Said Ali.
Como se vê, nada é categórico e um purismo estreito só revela um conhecimento deficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber uma norma única e prescritiva? É válido confundir o bom uso e a norma com a própria língua e dessa forma fazer uma avaliação crítica e hierarquizante de outros usos e, através deles, dos usuários? Substitui-se uma norma por outra?

CALLOU, D. A propósito de norma, correção e preconceito linguístico: do presente para o passado. In: Cadernos de Letras da UFF, n. 36, 2008. Disponível em: www.uff.br. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).

Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que

  1. o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica.
  2. os estudos clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
  3. a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
  4. a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
  5. os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

130 130 127

Assunto

Verbos

Comentário da questão

A autora, ao explicar os usos do “ter” e do “haver” ao longo da história, critica o comportamento purista ao questionar uma visão hierárquica do uso da língua sobre apenas um dos verbos.

 

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