Questão 57 da prova cinza do primeiro dia do Enem 2013 Segunda Aplicação
A banda larga brasileira é lenta. No Japão já existem redes de fibras ópticas, que permitem acessos à internet com velocidade de 1 gigabit por segundo (Gbps), o suficiente para baixar em um minuto, por exemplo, 80 filmes. No Brasil a maioria das conexões ainda é de 1 megabit por segundo (Mbps), ou seja, menos de um milésimo dos acessos mais rápidos do Japão. A fibra óptica é composta basicamente de um material dielétrico (sílica ou plástico), segundo uma estrutura cilíndrica, transparente e flexível. Ela é formada de uma região central envolta por uma camada, também de material dielétrico, com índice de refração diferente ao do núcleo.
A transmissão em uma fibra óptica acontecerá de forma correta se o índice de refração do núcleo, em relação ao revestimento, for
- superior e ocorrer difração.
- superior e ocorrer reflexão interna total.
- inferior e ocorrer reflexão interna parcial.
- inferior e ocorrer interferência destrutiva.
- inferior e ocorrer interferência construtiva.
Gabarito da questão
Opção B
Questões correspondentes
Assunto
Óptica
Reflexão total
Refração da luz
Na fibra óptica, ocorre o confinamento da luz no interior do núcleo, sem penetrar no revestimento (casca), sendo a luz conduzida por reflexão total. Este fenômeno só é possível quando o sentido de propagação da luz é do meio mais refringente para o meio menos refringente, ou seja, o índice de refração do núcleo é maior que o da casca.