Questão 71 da prova azul do primeiro dia do Enem 2013
A varfarina é um fármaco que diminui a agregação plaquetária, e por isso é utilizada como anticoagulante, desde que esteja presente no plasma, com uma concentração superior a 1,0 mg/L. Entretanto, concentrações plasmáticas superiores a 4,0 mg/L podem desencadear hemorragias. As moléculas desse fármaco ficam retidas no espaço intravascular e dissolvidas exclusivamente no plasma, que representa aproximadamente 60% do sangue em volume. Em um medicamento, a varfarina é administrada por via intravenosa na forma de solução aquosa, com concentração de 3,0 mg/mL. Um indivíduo adulto, com volume sanguíneo total de 5,0 L, será submetido a um tratamento com solução injetável desse medicamento.
Qual é o máximo volume da solução do medicamento que pode ser administrado a esse indivíduo, pela via intravenosa, de maneira que não ocorram hemorragias causadas pelo anticoagulante?
Dos 5 litros de sangue, 3 litros são plasma (60% de 5). Se a concentração máxima não pode ultrapassar 4mg/L, então 3L x 4mg/L = 12mg. Esta é a quantidade máxima que pode estar presente no plasma sanguíneo.
A varfarina é administrada por via intravenosa na forma de solução aquosa, com concentração de 3,0 mg/mL.
Portanto, se cada litro possui 3,0 mg de varfarina, 12 seriam obtidos em 4 mL desse medicamento.