Análise da proposta de redação do ano de 2013.
O tema do ENEM 2013 fala de uma lei. Consequentemente, é importante que o aluno, com os seus conhecimentos previamente adquiridos, conheça essa lei, seus objetivos e conquistas. De qualquer maneira, mais importante é saber interpretar os textos e entender a discussão que envolve a proposta, de forma que possa apresentar uma tese clara e, logo depois, defendê-la.
Análise das Referências
O texto 1, logo no seu início, contextualiza a problemática do álcool ligado à direção e, consequentemente, a necessidade de a lei existir. Depois disso, aponta a importância de a população, em parceria com o poder público, estar atenta às questões resolvidas – ou amenizadas – pela lei, a fim de entender melhor o problema e tentar evitá-lo. Isso abre espaço para questionamentos: a lei funciona como deveria? Há esse apoio mútuo?
O texto 2 traz duas imagens: primeiro, a de uma propaganda – mostrando a ação governamental de divulgação da lei. Ainda assim, destaca a maneira de lidar com o assunto, com foco muito maior nas consequências da ingestão de álcool ligada ao trânsito do que nos efeitos de não ingerir. É como uma ameaça.
A outra imagem, por sua vez, traz números da Lei. Interpretar os dados pode levar o leitor a pensar que a Lei funciona – afinal, há resultados, ainda que pequenos -, mas não como deveria.
O último texto apresenta um projeto de divulgação da Lei em bares. De certa forma, mostra, então, que há um cuidado na divulgação das medidas de redução de acidentes, ainda que seja pequeno. Mostra, também, um pouco da relação do homem com o álcool, o que reforça a necessidade de a lei existir.
Análise Geral
Deve-se atentar para três momentos do tema:
1. A palavra efeitos, que sinaliza a necessidade de o aluno falar sobre as consequências da lei, perdendo pouco tempo na formulação e no desenvolvimento de causas;
2. A palavra implantação, que aponta o foco do tema, que é o momento de colocar a lei em prática – e não a sua teoria;
3. Os textos de apoio, que, basicamente, mostram que a Lei funciona, mas não como deveria – especialmente o 2 e seus dados.
Sugestão de Teses
Uma sugestão interessante de tese e desenvolvimento seria:
Tese: A lei funciona, mas não como deveria.
D1: Falar sobre o funcionamento da Lei, seus resultados e a necessidade de existir;
D2: Falar sobre os defeitos da lei e a dificuldade de implantação/reprodução no país.
Conclusão
Por fim, é importante que o aluno esteja atento a este tema. É uma proposta um tanto egoísta, uma vez que parte do princípio de que todos os candidatos conhecem a Lei. Ainda assim, os textos de apoio – o primeiro, principalmente – apresentam com cuidado e detalhes a proposta, sua teoria e, de fato, o que acontece.