Questão 105 da prova amarelo do segundo dia do Enem 2013

Olá! Negro 

Os netos de teus mulatos e de teus cafuzos
e a quarta e a quinta gerações de teu sangue sofredor
tentarão apagar a tua cor!
E as gerações dessas gerações quando apagarem
a tua tatuagem execranda,
não apagarão de suas almas, a tua alma, negro!
Pai-João, Mãe-negra, Fulô, Zumbi,
negro-fujão, negro cativo, negro rebelde
negro cabinda, negro congo, negro íoruba,
negro que foste para o algodão de USA
para os canaviais do Brasil,
para o tronco, para o colar de ferro, para a canga
de todos os senhores do mundo;
eu melhor compreenda agora os teus blues
nesta hora triste da raça branca, negro!
Olá, Negro! Olá. Negro!
A raça que te enforca, enforca-se de tédio, negro!

LIMA. J, Obras completas: Rio de Janeiro, Aguilar, 1958 (fragmento).

O conflito de gerações e de grupos étnicos reproduz, na visão do eu lírico, um contexto social assinalado por

  1. modernização dos modos de produção e consequente enriquecimento dos brancos.
  2. preservação da memória ancestral e resistência negra à apatia cultural dos brancos.
  3. superação dos costumes antigos por meio da incorporação de valores dos colonizados.
  4. nivelamento social de descendentes de escravos e de senhores pela condição de pobreza.
  5. antagonismo entre grupos de trabalhadores e lacunas de hereditariedade.

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

99 112 110

Assunto

Interpretação Textual

Modernismo

Poesia

Comentário da questão

O contexto social reproduzido no poema é gerado pelo conflito entre etnias e gerações. Dessa forma, os negros devem lutar pela preservação da sua cultura.

 

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