Questão da prova cinza do primeiro dia do Enem 2014 Segunda Aplicação

Enquanto as rebeliões agitavam o país, as tendências políticas no centro dirigente iam se definindo. Apareciam em germe os dois grandes partidos imperiais — o Conservador e o Liberal. Os conservadores reuniam magistrados, burocratas, uma parte dos proprietários rurais, especialmente do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, e os grandes comerciantes, entre os quais muitos portugueses. Os liberais agrupavam a pequena classe média urbana, alguns padres e proprietários rurais de áreas menos tradicionais, sobretudo de São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

No texto, o autor compara a composição das forças políticas que atuaram no Segundo Reinado (1840-1889). Dois aspectos que caracterizam os partidos Conservador e Liberal estão indicados, respectivamente, em:

  1. Abolição da escravidão — Adoção do trabalho assalariado.
  2. Difusão da industrialização — Conservação do latifúndio monocultor.
  3. Promoção do protecionismo — Remoção das barreiras alfandegárias.
  4. Preservação do unitarismo — Ampliação da descentralização provincial.
  5. Implementação do republicanismo — Continuação da monarquia constitucional.

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

34

Comentário da questão

Os dois grupos apesar de semelhantes tinham diferenças fundamentais quanto a independência das províncias, os liberais mais “federalistas” e os conservadores mais centralizadores, isso se deve ao fato da própria composição dos partidos enquanto os conservadores vinham dos estados mais influentes os liberais vinham dos menos influentes e eram desejosos de mais independência para seus estados.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)