Questão da prova cinza do primeiro dia do Enem 2014 Segunda Aplicação

Na primeira década do século XX, reformar a cidade do Rio de Janeiro passou a ser o sinal mais evidente da modernização que se desejava promover no Brasil. O ponto culminante do esforço de modernização se deu na gestão do prefeito Pereira Passos, entre 1902 e 1906. “O Rio civilizava-se” era frase célebre à época e condensava o esforço para iluminar as vielas escuras e esburacadas, controlar as epidemias, destruir os cortiços e remover as camadas populares do centro da cidade.

OLIVEIRA, L. L. Sinais de modernidade na Era Vargas: vida literária, cinema e rádio. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. (Org.). O tempo do nacional-estatismo: do início ao apogeu do
Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007

O processo de modernização mencionado no texto trazia um paradoxo que se expressava no(a)

  1. substituição de vielas por amplas avenidas.
  2. impossibilidade de se combaterem as doenças tropicais.
  3. ideal de civilização acompanhado de marginalização.
  4. sobreposição de padrões arquitetônicos incompatíveis.
  5. projeto de cidade incompatível com a rugosidade do relevo.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

33

Comentário da questão

O processo de urbanização no Brasil se deu principalmente com a exclusão do acesso a terra do trabalhador rural, que se viu obrigado a migrar em busca de mão de obra, para os novos polos. O crescimento urbano-industrial foi feito então concomitantemente, em conjunto com o discurso desenvolvimentista da modernização e civilidade. É muito comum ouvir a ideia de que o campo é atrasado e primitivo enquanto a cidade simboliza o moderno e civilizado. Porém, a urbanização foi feita com uma promessa de melhores condições de trabalho mas na verdade gerou problemas sociais profundos pela desigualdade na distribuição de renda e na segregação socioespacial.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)