E-mail no ambiente de trabalho
T.C., consultor e palestrante de assuntos ligados ao mercado de trabalho, alerta que a objetividade, a organização da mensagem, sua coerência e ortografia são pontos de atenção fundamentais para uma comunicação virtual eficaz.
E, para evitar que erros e falta de atenção resultem em saias justas e situações constrangedoras, confira cinco dicas para usar o e-mail com bom senso e organização:
- Responda às mensagens imediatamente após recebê-las.
- Programe sua assinatura automática em todas as respostas e encaminhamentos.
- Ao final do dia, exclua as mensagens sem importância e arquive as demais em pastas previamente definidas.
- Utilize o recurso de “confirmação de leitura” somente quando necessário.
- Evite mensagens do tipo “corrente”
Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento).
O uso do imperativo, nesse caso, configura a função conativa/apelativa da linguagem, cuja finalidade é mobilizar, convencer , persuadir o interlocutor.