Questão da prova cinza do segundo dia do Enem 2014 Segunda Aplicação
Essa propaganda visa convencer as mães de que o canal de televisão é adequado aos seus filhos. Para tanto, o locutor dirige-se ao interlocutor por meio de estratégias argumentativas de
- manipulação, ao detalhar os programas infantis que compõem a grade da emissora
- persuasão, ao evidenciar as características da programação dirigida ao público infantil.
- intimidação, ao dirigir-se diretamente às mães para chamá-las à reflexão.
- comoção, ao tranquilizar as mães sobre a qualidade dos programas da emissora.
- comparação, ao elencar os serviços oferecidos por outras emissoras ao público infantil.
Gabarito da questão
Opção B
Questões correspondentes
Comentário da questão
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
A propagando em análise é direcionada às mães com filhos em idade de assistir a programas infantis. Como estratégia do convencimento, o locutor cita algumas vantagens da programação da TV Cultura, dentre as quais se destacam: a ausência de propagandas/comerciais durante a exibição voltada para as crianças e o teor pedagógico dos conteúdos oferecidos pela emissora.