Análise da proposta de redação do ano de 2014.

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O tema de 2015 levanta uma discussão que ficou muitos meses em pauta nas diferentes camadas do governo brasileiro: a regulação da propaganda destinada a crianças no Brasil. Diante disso, o ENEM questiona os caminhos tomados nesse debate e as diferentes formas de entendimento dessa publicidade, no Brasil e no mundo.

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Análise das Referências

Texto I

O texto 1 apresenta a atualidade do tema. Mostra, em primeiro lugar, a discussão sobre a publicidade infantil, por meio de resolução do Conanda, que considera abusiva qualquer propaganda destinada às crianças. Logo depois, fala das opiniões favoráveis e contrárias com relação ao assunto, dando ao aluno informações sobre o tema, para que defina, na tese, o seu ponto de vista. Na verdade, o texto 1 serve, basicamente, como uma maneira de apresentar o tema ao aluno – àquele que, principalmente, não tem muitas informações sobre a discussão.

Texto II

O texto 2 apresenta a forma como os diferentes países no mundo discutem e regulam a publicidade. Apesar de o tema especificar a questão brasileira, conhecer a maneira de se tratar o assunto nos outros lugares pode ser um passo para a comparação de ideias e, principalmente, formulação de propostas – aproveitando as medidas dos estrangeiros, por exemplo.

Texto III

O texto 3 fala de senso crítico. Discute a importância de a criança ter noção do que compra, quando compra e por que compra, levando em consideração as suas necessidades e desejos. Remete a discussão, então, ao poder apelativo das propagandas, que, com personagens, cores e discursos – presentes no mapa do texto 2 -, estimulam o consumo por meio da persuasão.

Análise Geral

É importante perceber duas coisas:

1. O tema fala de Brasil. Consequentemente, é muito importante que o aluno não deixe de falar da proposta de regulação – e proibição – brasileira e suas problemáticas. A relação com outros países – mostrada, inclusive, no texto 2 – deve ser levada em consideração apenas para efeito de comparação. Os problemas, causas, consequências e propostas precisam ter relação com o Brasil.

2. A proposta discute a publicidade direcionada às crianças. Isso significa que, se o aluno produz um texto sobre a publicidade usando crianças, sua redação será zerada por fuga ao tema. Consequentemente, é importante que o candidato trabalhe as propagandas que, de alguma forma, têm o objetivo de estimular o consumo nos primeiros anos de vida.

Sugestão de Teses

Há uma sugestão clara de tese, aqui. Levando em consideração a discussão sobre a publicidade infantil, o ideal é que se fale sobre os perigos desse tipo de propaganda. Entretanto, isso não impede o aluno de falar da construção de senso crítico que pode ser feita por meio desse gênero textual. Portanto, uma organização ideal dos parágrafos seria:

Tese: A publicidade infantil é nociva ao indivíduo (atenção: é não abre espaço para ressalvas; é categórico);

D1: Pode-se falar, por exemplo, sobre o que torna a propaganda perigosa – sobre o seu poder de influência -, por meio de causas;

D2: Pode-se apresentar as consequências disso – como o consumo exagerado.

 

Uma segunda discussão, um pouco mais ousada, seria:

Tese: A publicidade infantil pode ser nociva ao indivíduo (atenção: pode ser abre espaço para ressalvas, como a sugerida acima);

D1: Pode-se falar sobre os perigos da publicidade infantil – e a sua perversidade;

D2: Pode-se mostrar, porém, que há consequências boas nesse trabalho.

Conclusão

É necessário, então, que o aluno defina bem o seu ponto de vista e saiba desenvolvê-lo, por causas e consequências ou por meio de ressalvas, argumentando bem, nos parágrafos centrais, e levando referências que façam o corretor entender se o ponto de vista é favorável ou contrário à publicidade infantil.