Questão 101 da prova cinza do segundo dia do Enem 2015 Segunda Aplicação

E: Diva … tem algumas … alguma experiência pessoal que você passou e que você poderia me contar … alguma coisa que marcou você? Uma experiência … você poderia  Contar agora …

I: É … tem uma que eu vivi quando eu estudava o Terceiro ano científico lá no Atheneu… né.. é:: eu gostava muito do laboratório de química … eu … eu ia ajudar os professores a limpar aquele material todo … aqueles vidros … eu achava aquilo fantástico … aquele monte de coisa … né … então … todos os dias eu ia … quando terminavam as aulas eu ajudava o professor a limpar o laboratório … nesse dia não houve aula e o professor me chamou pra fazer uma limpeza geral no laboratório … chegando lá … ele me fez uma experiência … ele me mostrou uma coisa bem interessante que … pegou um béquer com meio d’água e colocou um pouquinho de cloreto de sódio pastoso… então foi aquele fogaréu desfilando… aquele fogaréu … quando o professor saiu … eu chamei umas duas colegas minhas pra mostrar a experiência que eu tinha achado fantástico … só que … eu achei o seguinte … se o professor colocou um pouquinho … foi aquele desfile … … imagine se eu colocasse mais … peguei o mesmo béquer … coloquei uma colher … uma colher de cloreto de sódio … foi um fogaréu tão grande … foi uma explosão … quebrou todo o material que estava exposto em cima  da mesa … eu branca … eu fiquei … olha … eu pensei que  eu fosse morrer sabe … quando … o colégio inteiro correu pro laboratório pra ver o que tinha sido …

CUNHA, M. A. F. (Org.) . Corpus discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal. Natal: EdUFRN, 1998.

Na transcrição de fala, especialmente, no trecho “eu branca… eu fiquei… olha … eu pensei que eu fosse morrer sabe…”, há uma estrutura sintática fragmentada, embora facilmente interpretável… sua presença na fala revela

  1. distração e poucos anos de escolaridade.
  2. falta de coesão e coerência na apresentação das ideias.
  3. afeto e amizade entre os participantes da conversação.
  4. desconhecimento das regras de sintaxe da norma padrão.
  5. característica do planejamento e execução simultânea desse discurso.

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

Comentário da questão

O uso de reticências mostra uma supressão de pensamento que, nesse caso, indicam que o discurso foi pensado e executado ao mesmo tempo. É uma questão de simultaneidade de pensamento e fala, sem muitas elaborações, de forma crua e rápida. Por isso a resposta certa é a alternativa E.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)