TEXTO I
Em todo o país a lei de 13 de maio de 1888 libertou poucos negros em relação à população de cor. A maioria já havia conquistado a alforria antes de 1888, por meio de estratégias possíveis. No entanto, a importância histórica da lei de 1888 não pode ser mensurada apenas em termos numéricos. O impacto que a extinção da escravidão causou numa sociedade constituída a partir da legitimidade da propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras.
ALBUQUERQUE. W. O jogo da dissimulação: Abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).
TEXTO II
Nos anos imediatamente anteriores à Abolição, a população livre do Rio de Janeiro se tornou mais numerosa e diversificada. Os escravos, bem menos numerosos que antes, e com os africanos mais aculturados, certamente não se distinguiam muito facilmente dos libertos e dos pretos e pardos livres habitantes da cidade. Também já não é razoável presumir que uma pessoa de cor seja provavelmente cativa, pois os negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda parte.
CHALHOUB, S. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).
Talvez esta questão nos remeta muito mais a dúvidas do que esclarecimentos, mas vamos tentar organizar nossos pensamentos. Com certeza você ficou entre as alternativas C e E, talvez prezando mais pela C. Porém, o que devemos perceber é que a abolição da escravidão não cria um “inovação social”, visto que os negros continuaram à margem da sociedade. O que ocorre no Brasil é uma mudança, que é diferente de inovação, social e política. A letra E, buscando o significado etimológico da palavra Política (organização da pólis, em grego), consegue contemplar, mesmo que de maneira não muito estrutural, a resposta correta.