Questão 121 da prova rosa do segundo dia do Enem 2015

Disponível em: www.behance.net. Acesso em: 21 fev. 2013 (adaptado).

A rapidez é destacada como uma das qualidades do serviço anunciado, funcionando como estratégia de persuasão em relação ao consumidor do mercado gráfico.

O recurso da linguagem verbal que contribui para esse destaque é o emprego

  1. do termo "fácil" no início do anúncio, com foco no processo.
  2. de adjetivos que valorizam a nitidez da impressão.
  3. das formas verbais no futuro e no pretérito, em sequência.
  4. da expressão intensificadora "menos do que" associada à qualidade.
  5. da locução "do mundo" associada a "melhor", que quantifica a ação.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

132 101 130

Assunto

Classes Gramaticais

Interpretação Textual

Morfologia

Semântica

Verbos

Comentário da questão

“Vai ser bom” e “não foi” são, respectivamente, uma locução no futuro e uma forma verbal no presente.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)