Disponível em: http://farm5.static.flickr.com. Acesso em: 26 out. 2011 (adaptado).
Questão 109 da prova amarelo do segundo dia do Enem 2015
Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público-alvo, influenciando seu comportamento.
Considerando as informações verbais e não verbais trazidas no texto a respeito da hepatite, verifica-se que:
- o tom lúdico é empregado como recurso de consolidação do pacto de confiança entre o médico e a população.
- a figura do profissional da saúde é legitimada, evocando-se o discurso autorizado como estratégia argumentativa.
- o uso de construções coloquiais e específicas da oralidade são recursos de argumentação que simulam o discurso do médico.
- a empresa anunciada deixa de se autopromover ao mostrar preocupação social e assumir a responsabilidade pelas informações.
- o discurso evidencia uma cena de ensinamento didático, projetado com subjetividade no trecho sobre as maneiras de prevenção.
Gabarito da questão
Opção B
Assunto
Função Conativa
Interpretação Textual
Texto Híbrido
Texto Verbal e Não-Verbal
Comentário da questão
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
A figura da médica aparece para legitimar o texto escrito, aumentando as chances de adesão do público leitor.