Questão 101 da prova amarelo do segundo dia do Enem 2016 Segunda Aplicação

Descubra e aproveite um momento todo seu. Quando você quebra o delicado chocolate, o irresistível recheio cremoso começa a derreter na sua boca, acariciando todos os seus sentidos. Criado por nossa empresa. Paixão e amor por chocolate desde 1845.

Veja, n. 2.320, 8 maio 2013 (adaptado).

O texto publicitário tem a intenção de persuadir o público-alvo a consumir determinado produto ou serviço. No anúncio, essa intenção assume a forma de um convite, estratégia argumentativa linguisticamente marcada pelo uso de

  1. conjunção (quando).
  2. adjetivo (irresistível).
  3. verbo no imperativo (descubra).
  4. palavra do campo afetivo (paixão).
  5. expressão sensorial (acariciando).

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

123 120 113

Comentário da questão

O verbo no modo imperativo “Descubra” dialoga com o interlocutor e o incita a querer consumir o produto alimentício junto com o caráter descritivo. Neste texto, há o predomínio da função apelativa da linguagem.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)