Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 8 nov. 2013 (adaptado).
Questão 130 da prova amarelo do segundo dia do Enem 2016 Segunda Aplicação
Na campanha publicitária, há uma tentativa de sensibilizar o público-alvo, visando levá-lo à doação de sangue. Analisando a estratégia argumentativa utilizada, percebe-se que
- a exposição de alguns dados sobre a jovem procura provocar compaixão, visto que, em razão da doença, ela vive de maneira diferente dos demais jovens de sua idade.
- a campanha defende a ideia de que, para doar, é preciso conhecer o doente, considerando que foi preciso apresentar a jovem para gerar identificação.
- o questionamento seguido da resposta propõe reflexão por parte do público-alvo, visto que o texto critica a prática de escolher para quem doar.
- as escolhas verbais associadas à imagem parecem contraditórias, pois constroem uma aparência incompatível com a de uma jovem doente.
- a campanha explora a expressão da jovem a fim de gerar comoção no leitor, levando-o a doar sangue para as pessoas com leucemia.
Gabarito da questão
Opção C
Comentário da questão
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
A campanha publicitária visa promover uma proximidade com o interlocutor de forma intencional para que, a partir do diálogo “Para doar sangue você precisa conhecer a pessoa? Pronto. Agora você já conhece a Bianca”, o leitor reflita sobre a necessidade de doar sangue sem a adoção de rótulos, pois a campanha critica aqueles que escolhem para quem doar de forma seletiva.