O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.
PINTO, PP: DINIZ-FILHO, J. A. F. In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade Cultural Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado).
O cerrado brasileiro (nosso bioma do tipo savana) vem passando por um intenso processo de desmatamento desde a segunda metade do século XX. A atividade que gerou tamanho impacto ambiental foi a chegada da soja ao Centro-Oeste, por isso, a opção que aponta corretamente a causa do desmatamento é a que aborda a expansão da fronteira agrícola.