Questão 120 da prova azul do segundo dia do Enem 2016

Esses chopes dourados

[…]
quando a geração de meu pai
batia na minha
a minha achava que era normal
que a geração de cima
só podia educar a de baixo
batendo

quando a minha geração batia na de vocês
ainda não sabia que estava errado
mas a geração de vocês já sabia
e cresceu odiando a geração de cima

aí chegou esta hora
em que todas as gerações já sabem de tudo
e é péssimo
ter pertencido à geração do meio
tendo errado quando apanhou da de cima
e errado quando bateu na de baixo

e sabendo que apesar de amaldiçoados
éramos todos inocentes.

WANDERLEY, J. In: MORICONI, II (Org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século, Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (fragmento)

Ao expressar uma percepção de atitudes e valores situados na passagem do tempo, o eu lírico manifesta uma angústia sintetizada na

  1. compreensão da efemeridade das convicções antes vistas como sólidas.
  2. consciência das imperfeições aceitas na construção do senso comum.
  3. revolta das novas gerações contra modelos tradicionais de educação.
  4. incerteza da expectativa de mudança por parte das futuras gerações.
  5. crueldade atribuída à forma de punição praticada pelos mais velhos.

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

131 116 110

Assunto

Interpretação Textual

Comentário da questão

A angústia do eu lírico tem a ver com o fato de ele pertencer à geração “do meio”, e ser “errado quando apanhou da de cima \ e errado quando bateu na de baixo”. No entanto, ela afirma que “apesar de amaldiçoados \ éramos todos inocentes”, já que o ato de bater nos filhos era visto como “normal” pelo senso comum.

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