Questão 96 da prova amarelo do segundo dia do Enem 2016

Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer  nele o tipo de  leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista.

(LAJOLO, M.  Do mundo  da leitura para a  leitura do  mundo. São  Paulo:  Ática, 1993)

Nesse  texto, a  autora apresenta reflexões sobre o  processo de produção de  sentidos, valendo-se da metalinguagem.  Essa função da linguagem torna-se evidente pelo  fato de  o  texto

  1. ressaltar a importância da intertextualidade.
  2. propor leituras diferentes das previsíveis.
  3. apresentar o ponto de vista da autora.
  4. discorrer sobre o ato da leitura.
  5. focar a participação do leitor.

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

96 96 96

Assunto

Funções da Linguagem

Interpretação Textual

Comentário da questão

A função metalinguística da linguagem evidencia o código. Isso pode ser percebido no texto, pois é um texto que fala sobre o ato de ler textos.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)