Questão da prova branco do primeiro dia do Enem 2017 Segunda Aplicação

TEXTO I
Frantz Fanon publicou pela primeira vez, em 1952, seu estudo sobre colonialismo e racismo, Pele negra, máscaras brancas. Ao dizer que “para o negro, há somente um destino” e que esse destino é branco, Fanon revelou que as aspirações de muitos povos colonizados foram formadas pelo pensamento colonial predominante.

BUCKINGHAM, W. et al. O livro da filosofia. São Paulo: Globo, 2011 (adaptado).

TEXTO II
Mesmo que não queiramos cobrar desses estabelecimentos (salões de beleza) uma eficácia política nos moldes tradicionais da militância, uma vez que são estabelecimentos comerciais e não entidades do movimento negro, o fato é que, ao se autodenominarem “étnicos” e se apregoarem como divulgadores de uma autoimagem positiva do negro em uma sociedade racista, os salões se colocam no cerne de uma luta política e ideológica.

GOMES, N. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Disponível em: www.rizoma.ufsc.br. Acesso em: 13 fev. 2013.

Os textos apresentam uma mudança relevante na constituição identitária frente à discriminação racial. No Brasil, o desdobramento dessa mudança revela o(a)

  1. valorização de traços culturais.
  2. utilização de resistência violenta.
  3. fortalecimento da organização partidária.
  4. enfraquecimento dos vínculos comunitários.
  5. aceitação de estruturas de submissão social.

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

58 78 73

Comentário da questão

A luta contra o racismo passa pela afirmação e apreciação da estética negra já que o racismo nas sociedades não habita somente a política mas se dilui nas outras esferas da vida de um povo ou nação. (racismo, salões, negritude, imagem, autoafirmação, luta contra o racismo.)

 

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)