Questão 20 da prova amarelo do primeiro dia do Enem 2017 Segunda Aplicação

O tapete vermelho na porta é para você se sentir
nas nuvens antes mesmo de tirar os pés do chão.
(Campanha publicitária de empresa aérea.)

Disponível em: http://quasepublicitarios.wordpress.com. Acesso em: 3 dez. 2012.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações de especificidade, de forma e de conteúdo. Para atingir seu objetivo, esse texto publicitário vale-se do procedimento argumentativo de

  1. valorizar o cliente, oferecendo-lhe, além dos serviços de voo, um atendimento que o faça se sentir especial.
  2. persuadir o consumidor a escolher companhias aéreas que ofereçam regalias inclusas em seus serviços.
  3. destacar que a companhia aérea oferece luxo aos consumidores que utilizam seus serviços.
  4. enfatizar a importância de oferecer o melhor ao cliente ao ingressar em suas aeronaves.
  5. definir parâmetros para um bom atendimento do cliente durante a prestação de serviços.

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

38 19 23

Comentário da questão

A campanha publicitária tem como objetivo enfatizar o benefício do uso de determinada marca (neste caso, a companhia aérea) e fazer o cliente sentir-se especial.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)