Questão 14 da prova azul do primeiro dia do Enem 2017

PROPAGANDA – O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ele apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado.

BOBBIP, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).

De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a

  1. reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados.
  2. difusão do pensamento e das preferências das grandes massas.
  3.  imposição das ideias e posições de grupos específicos.
  4. decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra.
  5. identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

07 07 06

Assunto

Estratégias Argumentativas

Comentário da questão

Vídeo restrito

Descubra o segredo da resposta gratuitamente!

O texto aborda sobre o pensamento de uma minoria, por isso, adere a teses por meio de propagandas.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)