Revista Bolsa, 1986. In: CARRASCOZA, J. A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 1999 (adaptado).
Questão 41 da prova azul do primeiro dia do Enem 2017
Nesse cartaz publicitário de uma empresa de papel e celulose, a combinação dos elementos verbais e não verbais visa
- justificar os prejuízos ao meio ambiente, ao vincular a empresa à difusão da cultura.
- incentivar a leitura de obras literárias, ao referir-se a títulos consagrados do acervo mundial.
- seduzir o consumidor, ao relacionar o anunciante às histórias clássicas da literatura universal.
- promover uma reflexão sobre a preservação ambiental ao aliar o desmatamento aos clássicos da literatura.
- construir uma imagem positiva do anunciante, ao associar a exploração alegadamente sustentável à produção de livros.
Gabarito da questão
Opção E
Comentário da questão
Vídeo restrito
Descubra o segredo da resposta gratuitamente!
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
Impende ressaltar que, geralmente, histórias são impressas em livros que são feitos de papel. Tudo isso aliado a uma empresa de papel que associa a sua propaganda uma foto de floresta nos leva a concluir que a exploração de matéria-prima é consciente e sustentável. Há o claro compromisso com o reflorestamento.