Questão da prova branco do primeiro dia do Enem 2018

Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos
urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras décadas do século XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos.

CALAINHO, D. B. Feitiços e feiticeiros. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013 (adaptado).

A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um(a)

  1. expressão do valor das festividades da população pobre.
  2. ferramenta para submeter os cativos ao trabalho forçado.
  3. estratégia de subversão do poder da monarquia portuguesa.
  4. elemento de conversão dos escravos ao catolicismo romano.
  5. instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social.

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

64 75 72

Comentário da questão

Vídeo restrito

Descubra o segredo da resposta gratuitamente!

As Bolsas de Mandinga, prática de histórico-cultural de matriz africana, visavam garantir um amparo físico e espiritual, tal qual expresso no texto, a fim de minimizar o sentimento de desamparo social de escravos e de homens brancos pobres. O Enem, mais uma vez, cobra a percepção dos candidatos em relação à vida, o cotidiano dos escravos. Não apenas o trabalho forçado ou a resistência.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)