Questão 83 da prova amarelo do primeiro dia do Enem 2019

O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.

CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado).

Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em:

  1. promoção de atos ecumênicos.
  2. fomento de orientação bíblicas.
  3. apropriação de cerimônias seculares.
  4. retomada de ensinamentos apostólicos.
  5. ressignificação de rituais fundamentalistas.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

73 62 71

Comentário da questão

Vídeo restrito

Descubra o segredo da resposta gratuitamente!

Após a reforma protestante a igreja católica ameaçada pelo surgimento de novas religiões cristãs adotou uma série de práticas para se fortalecer. Uma delas foi a apropriação de cerimônias seculares, como as celebrações em torno do fogo. Associando-a a doutrina cristã, a igreja buscava se aproximar dos fiéis. 

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)