Questão 62 da prova cinza do primeiro dia do Enem 2022

Para os Impérios Coloniais, o problema das doenças que atingiam os escravos era algo com que cotidianamente deparavam os senhores. Em vista disso, uma série de obras dedicadas à administração de escravos foi publicada com vista a implementar uma moderna gestão da mão de obra escravista em convergência com O Iluminismo. Nesse contexto, o saber médico adquiria um papel extremamente relevante. Este era encarado como um instrumento fundamental ao desenvolvimento colonial, dada a percepção do impacto que as doenças tropicais causavam na população branca e nos povos escravizados.

ABREU, J. L. N. A Colônia enferma e a saúde dos povos: a medicina das “luzes” e as informações sobre as enfermidades da América portuguesa. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado).

De acordo com o texto, a importância da medicina se justifica no âmbito dos objetivos

  1. econômicos das elites.
  2. naturalistas dos viajantes.
  3. abolicionistas dos letrados.
  4. tradicionalistas dos nativos.
  5. emancipadores das metrópoles.

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

77 49 86

Assunto

Brasil Colônia - Século XVIII

História

Comentário da questão

Vídeo restrito

Descubra o segredo da resposta gratuitamente!

O texto evidencia que os cuidados medicinais nos impérios coloniais, como no caso da América Portuguesa, estavam diretamente relacionados com os interesses econômicos das elites, uma vez que pontua que o saber médico, impulsionado durante o período das luzes, era de suma importância para o desenvolvimento colonial. 

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)