Questão 30 da prova cinza do primeiro dia do Enem 2022

TEXTO I

SILVEIRA, R. In absentia, 1983. Instalação, 17ª Bienal de São Paulo. Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: set. 2016 (adaptado).

TEXTO II

O termo ready-made foi criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho  (Roda de bicicleta). Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte.

Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: 1 set. 2016 (adaptado)

A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta, demonstrando que

  1. as formas de criticar obras do passado se repetem.
  2. a recorrência de temas marca a arte do final do século XX.
  3. as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.
  4. o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.
  5. o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

44 22 22

Assunto

Literatura

Vanguardas Europeias

Comentário da questão

Vídeo restrito

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A instalação In Absentia e Roda de bicicleta, apesar de situadas em momentos artísticos diferentes, apresentam em comum o rompimento com valores estéticos estabelecidos. No caso do ready-made de Duchamp, representante do dadaísmo, há a desmistificação do conceito de arte. Já na obra apresentada no texto I, nota-se um comportamento semelhante: não só na referência à arte do dadaísta, mas, também, ao apresentar o conceito de uma obra artística enquanto ausência; uma “arte sem arte”.   

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