Questão 83 da prova rosa do primeiro dia do Enem 2022

Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O consenso foi alcançado durante negociação entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o seu equivalente argentino, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no início do mês de outubro de 2021. A redução da TEC é um antigo desejo do Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação. Já a Argentina temia que a medida pudesse afetar sua produção industrial. O acordo vai abranger uma ampla gama de produtos e ainda será apresentado ao Paraguai e Uruguai, para que seja formalizado.

Brasil e Argentina fecham acordo para corte de 10% na tarifa do Mercosul. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 8 out. 2021 (adaptado). 

A necessidade de negociação diplomática para viabilizar o acordo tarifário mencionado é explicada pela seguinte característica do Mercosul:

  1. Limitação da circulação financeira.
  2. Padronização da política monetária.
  3. Funcionamento da união aduaneira.
  4. Dependência da exportação agrícola.
  5. Equivalência da legislação trabalhista.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

62 47 72

Assunto

Geografia

Geografia geral

Globalização e Economia/Geopolítica

Comentário da questão

Vídeo restrito

Descubra o segredo da resposta gratuitamente!

O texto aborda o Mercosul, que é um bloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Esse bloco se constitui como união aduaneira que significa que existe uma zona de livre comércio nas fronteiras além de uma tarifa externa de comercialização do bloco com outros países.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)