Questão 09 da prova azul do primeiro dia do Enem 2022

Disponível em: : www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 29 out. 2013 (adaptado).

Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, essa peça publicitária apela para o(a)

  1. sentimento de culpa provocado no condutor causador de acidentes.
  2. dano psicológico causado nas vítimas da violência nas estradas.
  3. importância do monitoramento do trânsito pelas autoridades competentes.
  4. necessidade de punição a motoristas alcoolizados envolvidos em acidentes.
  5. sofrimento decorrente da perda de entes queridos em acidentes automobilísticos.

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

34 32 20

Assunto

Sistemas de comunicação

Comentário da questão

Vídeo restrito

Descubra o segredo da resposta gratuitamente!

Para convencer o público-alvo, o texto apela para a culpa do seu interlocutor por meio da imagem de alguém que cobre o rosto por vergonha junto à sobreposição da palavra “arrependimento”, que , de acordo com o texto “você leva pro resto da vida”.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)