Questão 34 da prova rosa do primeiro dia do Enem 2022
Disponível em: : www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 29 out. 2013 (adaptado).
Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, essa peça publicitária apela para o(a)
- sentimento de culpa provocado no condutor causador de acidentes.
- dano psicológico causado nas vítimas da violência nas estradas.
- importância do monitoramento do trânsito pelas autoridades competentes.
- necessidade de punição a motoristas alcoolizados envolvidos em acidentes.
- sofrimento decorrente da perda de entes queridos em acidentes automobilísticos.
Gabarito da questão
Opção A
Assunto
Sistemas de comunicação
Comentário da questão
Vídeo restrito
Descubra o segredo da resposta gratuitamente!
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
Para convencer o público-alvo, o texto apela para a culpa do seu interlocutor por meio da imagem de alguém que cobre o rosto por vergonha junto à sobreposição da palavra “arrependimento”, que , de acordo com o texto “você leva pro resto da vida”.