Questão 99 da prova cinza do segundo dia do Enem 2013 Segunda Aplicação

Em um mundo onde o “boca a boca” tornou-se virtual, é de extrema importância que a empresa se faça presente e tenha um bom canal de comunicação com o consumidor. Enfim, a empresa deve saber interagir com o seu consumidor, atender às suas necessidades, dúvidas e estabelecer um contato direto, claro e contínuo com os consumidores cada vez mais exigentes.

Disponível em: www.agenciars.com.br. Acesso em: 26 fev. 2012.

O texto apresenta um assunto interessante e atual, uma vez que a internet constitui-se como um meio de
comunicação eficiente. Nesse contexto, “boca a boca” é uma expressão indicadora de que

  1. as redes sociais se tornaram recurso de comunicação de fácil acesso e baixo custo para o consumidor de variados produtos.
  2. as redes sociais se tornaram fonte fundamental para indicações de amigos e divulgação de produtos, marcas e serviços das empresas.
  3. as redes sociais são sistemas de comunicação que agrupam empresas e indivíduos semelhantes com objetivos diferentes.
  4. as redes sociais permitem às empresas buscarem novos profissionais para seu quadro de pessoal.
  5. as redes sociais possibilitam aos usuários se fazerem presentes e atuantes na internet.

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

Comentário da questão

A interpretação do texto da questão permite o leitor a entender que o avanço tecnológico atingiu todas as áreas de comunicação, sobretudo na área empresarial para vendas. Dessa forma, a forma de se compartilhar um determinado produto evoluiu do antigo “boca a boca” e se estendeu às tecnologias (redes sociais).

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)