Questão 119 da prova cinza do segundo dia do Enem 2013 Segunda Aplicação
As propagandas fazem uso de diferentes recursos para garantir o efeito apelativo, isto é, o convencimento do público em relação ao que apresentam. O cartaz da campanha promovida pelo Ministério da Saúde utiliza vários recursos, verbais e não verbais, como estratégia persuasiva, dentre os quais se destaca
- a ligação estabelecida entre as palavras “hábito” e “hemocentro”, explorando a ideia de frequência.
- a relação entre a palavra “corrente”, a imagem das pessoas de mãos dadas e a mão estendida ao leitor.
- o emprego da expressão “Um grande ato”, despertando a consciência das pessoas para o sentimento de solidariedade.
- a apresentação da imagem de pessoas saudáveis, estratégia adequada ao público-alvo da campanha.
- a associação entre o grande número de pessoas no cartaz e o número de pessoas que precisam receber sangue em nosso país.
Gabarito da questão
Opção B
Questões correspondentes
Comentário da questão
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
O melhor exemplo de relação entre texto verbal e não-verbal no texto é a imagem das pessoas de mãos dadas. Tal gesto remete a uma corrente e, por isso, pode ser feita uma associação entre ele e a construção “Essa corrente precisa de você”. Por isso, a alternativa correta é a “B”.