Questão 124 da prova cinza do segundo dia do Enem 2012 Segunda Aplicação

Pode chegar de mansinho, como é costume por ali, e observar sem pressa cada detalhe da estação ferroviária de Mariana. Repare na arquitetura recém-revitalizada do casarão, e como os detalhes em madeira branca, as delicadas arandelas de luzes amarelas e os elementos barrocos da torre já começam a dar o gostinho da viagem aguardada. Vindo lá de longe, o apito estridente anuncia que logo, logo o cenário estará completo para a partida. E não tarda para o trem de fato surgir. Pequenino a princípio, mas de repente, em toda aquela imensidão que desliza pelos trilhos. Arrancando sorrisos e deixando boquiaberto até o mais desconfiado dos mineiros.

TIUSSU, B. Raízes mineiras. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 15 nov. 2011 (fragmento)

A leitura do trecho mostra que textos jornalísticos produzidos em determinados gêneros mobilizam recursos linguísticos com o objetivo de conduzir seu público-alvo a aceitar suas ideias. Para envolver o leitor no retrato que faz da cidade, a autora

  1. inicia o texto com a informação mais importante a ser conhecida, a estação de trem de Mariana.
  2. descreve de forma parcial e objetiva a estação de trem da cidade, seus detalhes e características.
  3. apresenta com cuidado e precisão os recursos da cidade, sua infraestrutura e singularidade.
  4. faz uma crítica indireta à desconfiança dos mineiros, mostrando conhecimento do tema.
  5. dirige-se a ele por meio de verbos e expressões verbais, convidando-o a partilhar das belezas do local.

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

Comentário da questão

A configuração do leitor-alvo fica explícita pelo intermédio das expressões verbais “pode chegar”  e “repare que”.

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