Questão 24 da prova cinza do primeiro dia do Enem 2011 Segunda Aplicação

Subjaz na propaganda tanto política quanto comercial a ideia de que as massas podem ser conquistadas, dominadas e conduzidas, e, por isso, toda e qualquer propaganda tem um traço de coerção. Nesse sentido, a filósofa Hanna Arendt diz que “não apenas a propaganda política, mas toda a moderna publicidade de massa contém um elemento de coerção”.

AGUIAR, O. A. Veracidade e propaganda em Hannah Arendt.
In: Cadernos de Ética e Filosofia Política 10. São Paulo: EdUSP, 2007 (adaptado).

À luz do texto, qual a implicação da publicidade de massa para a democracia contemporânea?

  1. O fortalecimento da sociedade civil.
  2. A transparência política das ações do Estado.
  3. A dissociação entre os domínios retóricos e a política.
  4. O combate às práticas de distorção de informações.
  5. O declínio do debate político na esfera pública.

Gabarito da questão

Opção E

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