Questão 44 da prova amarelo do primeiro dia do Enem 2023

Mais iluminada que outras

Tenho dois seios, estas duas coxas, duas mãos que me são muito úteis, olhos escuros, estas duas sobrancelhas que preencho com maquiagem comprada por dezenove e noventa e orelhas que não aceitam bijuterias. Este corpo é um corpo faminto, dentado, cruel, capaz e violento. Movo os braços e multidões correm desesperadas. Caminho no escuro com o rosto para baixo, pois cada parte isolada de mim tem sua própria vida e não quero domá-las. Animal da caatinga. Forte demais. Engolidora de espadas e espinhos. Dizem e eu ouvi, mas depois também li, que o estado do Ceará aboliu a escravidão quatro anos antes do restante do país. Todos aqueles corpos que eram trazidos com
seus dedos contados, seus calcanhares prontos e seus umbigos em fogo, todos eles foram interrompidos no porto. Um homem – dizem e eu ouvi e depois também li — liderou o levante. E todos esses corpos foram buscar outros incômodos. Foram ser incomodados.

ARRAES. J. Redemoinho em dia quente. São Paulo: Alfaguara, 2019.

Nesse texto, os recursos expressivos usados pela narradora

  1. revelam as marcas da violência de raça e de gênero na construção da identidade.
  2. questionam o pioneirismo do estado do Ceará no enfrentamento à escravidão.
  3. reproduzem padrões estéticos em busca da valorização da autoestima feminina.
  4. sugerem uma atmosfera onírica alinhada ao desejo de resgate da espiritualidade.
  5. mimetizam, na paisagem, os corpos transformados pela violência da escravidão.

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

07 42 10

Comentário da questão

No primeiro parágrafo, a narradora, ao realizar uma descrição física sobre si mesma, revela a existência de certos padrões estéticos de gênero, como a utilização de maquiagem (“estas duas sobrancelhas que preencho com maquiagem…”) e de adornos (uso de brincos, desde que não sejam, no caso da narradora, bijuterias). No segundo parágrafo, a narradora se refere aos corpos de negros escravizados que, mesmo após a abolição da escravidão, “foram buscar outros incômodos. Foram ser incomodados”. No contexto, podemos inferir que esses corpos seguiram sendo incomodados por não se encaixarem em padrões estéticos dominantes. Dessa forma, é possível enxergar marcas de violência de gênero e de raça na construção da identidade do indivíduo.

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