Questão 22 da prova amarelo do primeiro dia do Enem 2023

A indústria do esporte eletrônico é um mercado que está crescendo em um ritmo mais rápido do que a economia mundial. Sua popularidade cresceu muito e no Brasil não é diferente. De acordo com os dados de uma pesquisa, mais de 64% dos brasileiros que jogam videogame já ouviram falar de esporte eletrônico. No entanto, o que chama a atenção é o crescimento superior a 10% do público praticante comparado ao ano anterior, que subiu de 44,7% para 55,4%. Trata-se de um percentual expressivo, já que o Brasil está no top 3 dentre os países que têm maior número de espectadores de esporte eletrônico do mundo. Comparado ao ano anterior, em 2020, o Brasil teve um marco de crescimento de 20% na audiência. Mundo afora, a árdua dedicação de grandes gamers contribuiu para o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional, aliado a outras cinco federações esportivas e suas desenvolvedoras de jogos, que direcionaram um olhar mais atento ao assunto, permitindo dar o primeiro passo para concretizar, pela primeira vez na história dos jogos eletrônicos, um evento olímpico oficial.

Disponível em: https://chicoterra.com. Acesso em: 15 nov. 2021 (adaptado).

O contexto em que o esporte eletrônico é apresentado no texto demonstra o(a)

  1. condição favorável à expansão dessa modalidade.
  2. promoção dessa prática por jogadores profissionais.
  3. impulsionamento de um processo de marketing.
  4. favorecimento de fabricantes dos jogos.
  5. modificação da audiência televisiva.

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

35 13 15

Assunto

linguagens

Comentário da questão

De acordo com o texto, observa-se o crescimento da indústria do esporte eletrônico de 10% do público praticante. Assim, nota-se que há uma maior expansão dessa modalidade por meio do aumento dos índices de espectadores. 

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