O manual de um automóvel alerta sobre os cuidados em relação à pressão do ar no interior dos pneus. Recomenda-se que a pressão seja verificada com os pneus frios (à temperatura ambiente). Um motorista, desatento a essa informação, realizou uma viagem longa sobre o asfalto quente e, em seguida, verificou que a pressão no interior dos pneus não era a recomendada pelo fabricante. Na ocasião, a temperatura dos pneus era . Após um longo período em repouso, os pneus do carro atingiram a temperatura ambiente T. Durante o resfriamento, não há alteração no volume dos pneus e na quantidade de ar no seu interior. Considere o ar dos pneus um gás perfeito (também denominado gás ideal).
A relação de pressão e temperatura para um gás, a volume constante, pode ser analisada pela equação geral dos gases.
/ = P/T
A partir dela, podemos entender que o aumento da temperatura gera um aumento na pressão, assim como uma redução na temperatura gera uma redução na pressão. Como a questão comenta sobre o automóvel ficar em repouso por um tempo, gerando uma redução de temperatura, precisamos de um gráfico que represente essa redução de temperatura, tendo como consequência, a redução da pressão. Não só a letra E é a única alternativa que representa essa relação, como também demonstra a relação linear entre as grandezas verificadas pela fórmula.