Questão da prova branco do segundo dia do Enem 2009

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra
de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito.
O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou
funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá
em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido

  1. à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade
  2. à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
  3. ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
  4. à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
  5. ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

92 92 92

Assunto

Interpretação Textual

Variações Linguísticas

Comentário da questão

Houve mudança na forma de falar da gerente, por causa da variação de registro, influenciada pelo contexto em que os falantes estão inseridos. Ao constatar que estava falando com um conhecido, ela passou a utilizar uma linguagem mais informal.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)